Alix Le Clerc (1576-1622)

31-01-2017 13:49

1-

Alix Le Clerc é a primeira religiosa da congregação de Nossa Senhora. A Igreja a proclamou bem-

aventurada no dia 4 de Maio de 1947.

Ela nasceu no dia 02 de fevereiro de 1576, em Remiremont, em Lorraine.

Marcada por uma infância feliz, ela amava a vida, a dança, as festas, as honras...Mas aos 18

anos ela começa a sentir “a alma fortemente triste em meio às vaidades”

2- “Eu me propus, desde então, a fazer de tudo para ser o mais agradável possível a Deus, mesmo

que eu morresse. Eu deixei de lado todas as minhas roupas de vaidade e coloquei um véu

branco na minha cabeça, como as moças simples do meu vilarejo.

3- “Fazei tudo o que ele vos disser”

4- Quando eu rezava, me vinha sempre ao espírito o sentimento de que era necessário fazer uma

nova casa de mulheres (uma nova congregação de religiosas) para nela se praticar todo o bem

que pudéssemos.

5- “Me parece que meu espírito está sempre tão longe de presumir algo por si só, mas que todas

as minhas esperanças e confianças estão fundadas sobre a bondade e a providência divina. E é

isso que me leva, assim me parece, a abraçar constantemente coisas mais altas que a minha

capacidade”

6- Primeira escola fundada em Poussay, em 1598

7- “Ele só nos pede a fidelidade e um pouco de sofrimento para fazer valer o talento que ele

colocará em nossas mãos.”

8- “Frequentemente estou árida, sem devoção, com o entendimento ofuscado, cheia de

pensamentos confusos...Nesse tempo tenho tido grande devoção ao salmo “de profundis”,

porque do profundo do meu vazio e do meu nada, eu grito ao Deus de majestade e de grandeza

incompreensíveis”

9- “Os verdadeiros humildes estão sempre em paz com Deus, com os homens e com eles mesmos.

E o que é ainda mais estimável é que, muitas vezes, eles estão em paz mesmo com aqueles que

lhes são contrários.”

10- “Faça-o crescer”

11 e 12- Quando ela morava no claustro de Nossa Senhora em Nancy, ela ia sempre visitar os

doentes esquecidos e abandonados que moravam nos arredores da cidade nas pobres grutas

subterrâneas, que eram tão fedidas que todos tinham tinha horror de entrar nelas. Ela dava a

estes toda a assistência que podia, arrumava suas camas, curava suas feridas, limpava suas

sujeiras, se sentava perto deles para os consolar e encorajar.

13- “Andando sempre diante de Deus e buscando-o com o coração simples.”

14- Quando as suas companheiras estavam abaladas pelas dificuldades e contradições que

encontravam de todos os lados a fim de destruir o que elas trabalhavam para construir, e que elas

estavam abatidas a ponto de não saber mais nem o que esperar, Alix estava sempre firme, por uma

forte fé que ela sentia no fundo de sua alma, de que Deus queria essa vocação... Assim ela as

encorajava dizendo que era uma obra de Deus.