HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO PEDRO FOURIER

14-06-2011 15:05



No ano de 1971 deu-se o início da comunidade, tendo sua primeira celebração Eucarística no salão de um clube de bocha que já havia sido um “boteco” no Jardim das Palmas, pelo Pe. Brunislau (Bruno) do Jardim Umarizal assessorado pelo Padre Luís (que hoje está em João Pessoa na Paraíba) que ainda era seminarista. Em 1973, a comunidade recebeu a doação de um terreno com uma área de 3000m², no bairro Super Quadra Morumbi, da Sra. Maria Suzana Dias de Toledo e Campos. Área esta que fazia parte de uma gleba de terras adquiridas pelo Sr. Sylvio de Campos em 13/09/1926, deixando por vontade expressa em escritura lavrada em 11 de abril de 1961, que deixaria ser utilizada para instalação da Igreja dedicada a São Pedro Fourier.

Tomado posse deste terreno, foi construído um galpão de madeira, que chamamos carinhosamente do “Barracão”, onde é o posto de gasolina hoje. Em 1975, o Pe. Luís Antonio recebeu uma importância em dinheiro (Marco Alemão) para a construção da Igreja. Neste período a comunidade esteve ligada a Paróquia Santa Terezinha (Taboão da Serra) administrada pelo Pe. Thomas, contando com a colaboração dos padres: Luís Antonio, Alberto Gambarini, Antonio Maria, Achiles, Monteiro, Celso, César e Carlos.

Aos 20 dias do mês de dezembro de 1990, a comunidade São Pedro Fourier, foi constituída paróquia da Diocese de Campo Limpo, pelo nosso primeiro Bispo Diocesano Dom Emílio Pignoli, desmembrando-se das Paróquias Santa Terezinha (Taboão da Serra) e Nossa Senhor de Fátima (Vila das Belezas). Tornando-se então uma célula da Diocese, que deve oferecer um exemplo luminoso de apostolado comunitário, congregando na unidade todas as diversidades humanas que são encontradas na totalidade da Igreja.

No ano de 1990, junto com o decreto de criação, Pe. Gomes e Dom Emílio, Bispo de nossa diocese, comunicou a situação de ceder parte do terreno para um posto de gasolina, a título de arrendamento por 10 anos, sendo renovado a cada década.

Em 1987 havia nascido a comunidade São João Batista no Jardim das Palmas, que foi o berço da Paróquia São Pedro Fourier. Aos poucos foi construída a Igreja na viela São João Batista e hoje além da Igreja que foi ampliada, temos cozinha, salas para catequese, salão para eventos e tudo isso alicerçado no seio de uma comunidade muito generosa e unida.

Em 1988 com o incentivo dos fiéis, nasce a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Morro Verde, comunidade esta, consagrada à querida Mãe e Padroeira de nosso país. Por alguns anos usamos o espaço da Cáritas da paróquia que tínhamos para os encontros da catequese infantil e logo depois a garagem da casa do casal Albano e Conceição para as celebrações Eucarísticas. Com a chegada do Lar Jesus Maria e José, que por providência é na mesma rua do casal, em maio de 2001, passou a ser celebrada a Santa Missa na capela da casa das Irmãs. Hoje esta comunidade faz parte do território do Santuário Santa Terezinha (Taboão da Serra).

Entre os anos de 1995 a 2000, a nossa paróquia passou por diversas transformações dentre as principais, a saída do Pe. Gomes, em 1997, e a chegada  do Pe. Delair, no mesmo ano. No 2º semestre do ano de 2000, ano jubiloso, assume nossa Paróquia o ainda Diácono Elcio, com a difícil missão de alicerçá-la, pois sofria mais uma mudança de sacerdote co curto período de três anos. Mas como tudo já está previsto por Deus, e só Ele sabe o que é melhor para nós, nossa paróquia é revestida da Graça de Deus e é essa graça que nos impulsiona e nos encoraja ao crescimento como Igreja pedra e principalmente como Igreja povo.

Em seis de agosto de 2000, Ano Santo do Grande Jubileu de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o nosso bispo diocesano, sucessor dos apóstolos, com o dom da sabedoria recebido pelo Espírito Santo, Dom Emílio Pignoli nomeou para a função de administrador paroquial, o ainda Diácono Elcio, que confiando em Deus, teve a coragem de assumir a Paróquia com todas as suas dificuldades que a mesma passava, com a grande missão de levar a diante o projeto da construção da Igreja.

Em 10 de novembro de 2000, tivemos o nosso Jubileu Paroquial com a celebração dos 2000 anos do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, na Catedral da Sagrada Família, onde celebramos a iniciação da Vida Eucarística das crianças e adultos, e Crisma dos jovens de nossa Paróquia, com a graça de ser a festa de Todos os Santos, e com isso homenagear alguns Santos, se caracterizando como eles, no momento de ação de graças, enfatizando a imagem de nosso amado padroeiro São Pedro Fourier.

Durante o ano jubilar, tivemos a alegria da ordenação sacerdotal aos 23 de dezembro, do então Diácono Elcio da Silva Barros, recebendo assim a grande missão de trazer a nós aquele que é o princípio e o fim, o Cristo Eucarístico.

No ano de 1997, tivemos o nosso primeiro Baile das Décadas, que se tornou tradição em nossa Paróquia. É um evento familiar, onde nos confraternizamos dançando aos vários ritmos dos anos 60, 70, 80 e 90. Muitas pessoas após virem ao Baile e ver a alegria da comunidade reunida, começaram a participar de nossa Paróquia.


Na festiva celebração que fizemos para comemorar os 15 anos da paróquia uma das falas ficou na memória e sintetiza nossa paróquia:

Ganhar um terreno de 3000m² para a construção da Paróquia São Pedro Fourier,
poderia custar milhões de dólares. 

Construir um barracão de madeira, reformar e continuar a revestir de madeira
custou um milhão de árvores.

Conseguir construir uma Igreja num prédio de 500m², com três andares , elevador, espaço para trabalhos sociais, salas de catequese e estúdio, vitrais, piso de granito, um painel maravilhoso, um sacrário fenomenal, e a primeira Paróquia da diocese com data-show,

NÃO TEM PREÇO!