Para aonde vai o Dízimo na Paróquia São Pedro Fourier?

24-10-2012 16:21

Parte 2
No Antigo, na História de Israel as doze tribos sobreviviam da agricultura e criação de animais. Apesar de já existir o dinheiro na antiguidade, a forma mais comum de comércio era a troca. Cada chefe de tribo, trazia os primeiros 10% da colheita e dos seus animais para a Casa do Senhor, onde os levitas serviam. A única tribo que servia a Deus continuamente no Templo eram os levitas. Logo eles não tinham tempo para cultivar e nem criar animais. Sobreviviam desse 10% que era levado ao Templo pelos fiéis. De tudo o que se cultivava, após ser tirado o dízimo, os hebreus guardavam parte para si, e parte para negociar. Ex: Um que cultivava milho, guardava metade para consumir, e saia para negociar parte com o criador de gado, para ter carne, com outro agricultor para ter trigo… Naquela época vigorava a troca. Por isso era comum levar a décima parte da produção. Se você for numa loja hoje, consegue comprar uma roupa, trocando por um fardo de feijão? Claro que Não? E Por que? É por esse mesmo motivo que hoje o dízimo é em dinheiro. A igreja tem despesas (veja no site: www.saopedrofourier.com/dizimo)… A empresa de energia não quer saber se é igreja ou não, a fornecedora de água não liga se pode ou não pagar a conta. Tudo se faz a base do dinheiro. E a igreja pelo menos a nossa é mantida somente pelos fiéis que amam e mostram que amam esta obra.
Por quê eu tenho que dar o dízimo? Primeiro, cristão não dá nada pra Deus. Só devolve. Todo mundo conhece as promessas de vida farta e abençoada da bíblia. Todos querem, mas poucos reconhecem à Deus como seu Provedor; 10% das suas primícias, é uma forma de reconhecer que o Seu Deus é o primeiro em sua vida e além disso, te dá acesso a todas as promessas D’Ele.
Porquê 10%? Vamos para duas observações:
1°: De acordo com seu salário, calcule os 10%. Agora responda pra si mesmo(a): Esse dinheiro resolve a sua vida? Se com 10% do seu salário, você consegue comprar tudo o que quer, sua saúde está em dia, se tem paz na sua casa, sua vida amorosa é perfeita, se sente uma pessoa completa e realizada, e não existem vazios dentro de você. Então fique com esses 10%. Porque não precisa de Deus. Agora se 10% e nem todo o seu salário, são capazes de te dar tudo o que os seus olhos desejam, e nem paz, nem amor, menos ainda saúde… Talvez você tenha tudo isso, mas reconhece que precisa de Deus… Devolver o dízimo é um ato de confiança em Deus e na providência Dele na sua vida.
2°: Deus não precisa de dinheiro nenhum. Nem seus 10% nem que fosse tudo o que tens. Os seus 10% sustentam a obra dele aqui na terra. E não se engane, quem dentro da igreja, não dá frutos, ou seja não aprende a fazer a vontade de Deus, não permanece. Deus deseja pessoas dispostas a ouvi-lo,e se você não ouve, condenado está. 10%  é simbólico, não é muito, visto que você fica com 90%, e nem justo. Duvido que você aceitaria uma sociedade assim…
Pra onde vai o dinheiro do dízimo? Veja bem, seu dízimo paga: O prédio onde fica a sua igreja. Os bancos onde você senta. A Água, Alimentação, Aluguéis Pagos, Assinatura de Jornais e Revistas, Auxílios Prestados, Bens de Pequeno Valor, Cesta Básica, Combustíveis, Condução, Côngrua Sacerdotal, Conservação e Limpeza, Construções, Convenio Médico, Cursos/Retiros, Décimo Terceiro Salário, Despesas Bancárias, Despesas com Pastorais, Despesas de Correio, Despesas Diversas, Despesas Financeiras, Equipamentos de Informática, Esportulas Pagas, Férias, FGTS, Gás, Hóstias/Velas/Vinhos, Impostos e Taxas, INSS, Instalações, Licenciamento de Veículos, Livros de Registro de Batizado/Casamento, Locação de Equipamentos (Eventos), Luz, Manutenção de Equipamentos, Manutenção de Imóveis, Manutenção de Solfware, Manutenção de Veículos, Material de Escritório, Material de Revenda, Moveis e Utensílios, Ornamentações, Paramentos, Pis, Plano de Saúde, Salários, Seguro de Automóveis, Subsideos/Folhetos, Taxa da Diocese (10%), Telefone, além de gastos com limpeza, encargos sociais, reparos na própria Igreja, aquisição de tudo o que é necessário para o culto, celebrações, manutenção, evangelização, catequese, atividades pastorais e outros. Por isto preciso de você.
Aqui o dízimo é tratado com seriedade e respeito.